Atendimento ginecológico de rotina
“Cuidar é o primeiro ato de amor”
Se cuidar também é avaliar sua saúde de forma regular. Na consulta ginecológica abordamos temas como: desenvolvimento do corpo feminino, primeira menstruação, higiene, métodos contraceptivos, orientação sexual, realizamos exames para rastreio de doenças, conversamos sobre planejamento reprodutivo, sexualidade, menopausa, entre outros diversos assuntos do universo feminino.
O acompanhamento ginecológico é necessário para qualquer pessoa que tenha o sexo genético feminino independente de sua orientação de gênero ou sexual.
A frequência das consultas ginecológicas pode variar com base na idade, queixas, histórico médico pessoal e fatores de risco. No entanto, em geral, recomenda-se que as mulheres comecem a consultar um ginecologista a partir da primeira menstruação até os 70 anos.
Passo a passo de uma consulta ginecológica de rotina:
- História clínica, pessoal e familiar da paciente: O médico irá conversar com a paciente sobre sua queixa; antecedentes pessoais, cirúrgicos e familiares; uso de medicações; ciclo menstrual, contracepção, gestação e relação sexual.
- Exame físico: Depende da particularidade de cada paciente, mas de forma geral examinamos as mamas, abdômen, exame externo e interno dos órgãos genitais.
- Realização de exames: Dependendo da idade e dos fatores de risco, podem ser realizados citologia cérvico-vaginal ou Exame de Papanicolau.
- Orientação, solicitação de exames e tratamento de acordo com cada caso.
É importante ressaltar que o atendimento ginecológico de rotina é fundamental para a saúde e o bem-estar das mulheres. Ao agendar e comparecer a essas consultas regularmente, as mulheres podem reduzir o risco de doenças, receber orientações sobre cuidados preventivos e manter uma boa saúde reprodutiva.
Não existe nenhum preparo para ir à consulta ginecológica: Simplesmente vá!!