Congelamento de óvulos
A chance de preservar sua fertilidade.
O congelamento de óvulos é um procedimento dentro do universo da reprodução humana afim de possibilitar a mulher manter uma quantidade de óvulos congelados preservando a qualidade destes, por isso muitos falam em preservação da fertilidade.
O congelamento de óvulos pode ser realizado por todas as mulheres em idade fértil (momento esse entre a primeira menstruação até a menopausa) que querem ou precisam adiar a maternidade. Nos casos de congelamento por motivos pessoais e ou socioeconômicos a paciente deve ter a maioridade civil (18 anos no Brasil) mas nos casos de preservação da fertilidade por motivo oncológico ou por algum tratamento que possa interferir na reserva ovariana o congelamento de óvulos pode ser feito com qualquer idade desde que a paciente já tenha iniciados ciclos menstruais. Se for necessário a preservação da fertilidade em meninas pré-púberes (antes da primeira menstruação) podemos fazer através do congelamento de tecido ovariano.
Alguns motivos para o congelamento de óvulos:
- Necessidade de cirurgia para endometriose, principalmente se existir endometriomas;
- Desejo de postergar a maternidade;
- Necessidade de tratamentos quimio ou radioterápicos;
- Necessidade de cirurgias ovarianas;
- Baixa reserva ovariana e sem desejo reprodutivo próximo.
Precisamos pensar no nosso futuro reprodutivo porque nós mulheres perdemos quantidade e qualidade de óvulos desde o nascimento e por tal motivos diminuímos nosso potencial reprodutivo de forma mais significativa após os 35 anos, por isso recomendamos realizar o congelamento de óvulos em uma idade mais jovem. No entanto, essa técnica ainda pode ser realizada em idades mais avançadas, embora a taxa de sucesso possa ser reduzida.
É importante consultar um médico especialista em reprodução assistida para avaliar sua situação específica, discutir os prós e contras do congelamento de óvulos e receber orientações personalizadas com base em sua idade, histórico médico e objetivos de vida.