Menopausa

Menopausa.jpg
Menopausa e terapia hormonal

Com a melhora do acesso à saúde e as mudanças sociais, a expectativa de vida está cada vez maior, nós, mulheres, estamos envelhecendo mais ativas e buscando uma melhor qualidade de vida nessa fase. Os grandes estudos populacionais mostram que hoje boa parte da população feminina viverão um terço ou mais de sua vida após a menopausa.

A menopausa se caracteriza pela cessação permanente da menstruação e da idade reprodutiva da mulher. Geralmente ocorre entorno dos 50 anos de idade para a mulher brasileira, mas após os 40 anos já podemos considerar normal, antes consideramos precoce e denominamos falência ovariana prematura ou menopausa precoce.

O período anterior a menopausa podemos chamar de transição menopáusica e o que marca esse período são o início dos sintomas associados à deficiência estrogênica, como: irregularidades menstruais, fogachos, alterações emocionais e cognitivas, alterações atróficas na pele e vagina, entre outros. Muitas das vezes não evidenciamos níveis baixos de estradiol no exame de sangue, mas a paciente já pode ter sintomas.

A terapia hormonal, também conhecida como terapia de reposição hormonal (TRH), é um tratamento que utiliza hormônios para aliviar os sintomas vasomotores como o fogacho e melhorar a qualidade de vida dessa mulher, apesar de também melhorarmos algumas condições de saúde relativas ao envelhecimento como osteoporose, doenças cardiovasculares e psicocognitivas, essas de forma isoladas não são doenças que indicam TRH.

A terapia hormonal pode ser administrada de diversas formas como por meio de hormônios em gel transdérmico, comprimido, adesivos, implantes ou injeções. Em mulheres que ainda possuem útero é necessário a terapia hormonal combinando estrogênio e progesterona, e nas mulheres que passaram por uma remoção do útero (histerectomia), podem receber apenas o estrogênio. A associação da testosterona tem que ser avaliada de forma muito individualizada e não deve ser prescrita de forma rotineira na TRH.

Dentre os benefícios da terapia hormonal podemos destacar a melhora nas ondas de calor (fogachos), alterações de humor, secura vaginal e problemas de sono. Além disso, a terapia é de grande ajuda na redução da perda de massa óssea, risco cardiovascular e doenças psicocognitivas.

A decisão de iniciar ou interromper o tratamento de terapia hormonal é individual e deve ser avaliado periodicamente com o seu médico, que levará em consideração fatores como os sintomas da menopausa, sua qualidade de vida, histórico pessoal e familiar.