Mioma uterino

mioma.jpg
Miomas uterinos são tumores monoclonais de células musculares uterinas, traduzindo são nódulos benignos uterinos que raríssimas vezes podem evoluir com malignização. Também são conhecidos como leiomiomas ou fibromas uterinos, se desenvolvem no útero de algumas mulheres durante seus anos reprodutivos na maioria das vezes são assintomáticos, mas alguns podem evoluir com sintomas.

Alguns dos sintomas mais comuns incluem:
  • Sangramento menstrual abundante ou prolongado.
  • Cólicas menstruais.
  • Dor pélvica ou dor lombar.
  • Pressão na pelve ou no abdômen.
  • Aumento do volume abdominal, às vezes é possível sentir uma massa.
  • Dificuldades no esvaziamento da bexiga ou do intestino devido à compressão dos miomas sobre órgãos próximos.
  • Dor durante as relações sexuais.

A causa exata do crescimento dos miomas uterinos não é totalmente compreendida, mas acredita-se que vários fatores, como genética e os hormônios sexuais (estrogênio e progesterona), possam desempenhar um papel no seu desenvolvimento. Os miomas uterinos podem ser detectados pelo exame físico da paciente, por ultrassonografias e ressonância nuclear magnética.

O tratamento dos miomas uterinos depende da gravidade dos sintomas, da idade da paciente e do desejo reprodutivo.

As opções de tratamento podem incluir:
  • Observação: Se os miomas forem pequenos e não causarem sintomas, pode não ser necessário tratamento, apenas acompanhamento regular.
  • Medicamentos: Podem ser prescritos medicamentos para aliviar os sintomas como por exemplo: anti-inflamatórios ou anticoncepcionais, ou para interromper o ciclo menstrual, como por exemplo: agonistas do GNRH.
  • Embolização das artérias uterinas, podem reduzir o tamanho dos miomas e aliviar os sintomas sem a necessidade de uma cirurgia.
  • Miomectomia*: É uma cirurgia para remover os miomas, preservando o útero. Essa opção é adequada para mulheres que desejam preservar sua capacidade reprodutiva.
  • Histerectomia*: Em casos graves ou quando outros tratamentos não são eficazes, a histerectomia, que envolve a remoção do útero, pode ser necessária. Isso não é adequado para mulheres que desejam ter filhos no futuro.

*A miomectomia e a histerectomia podem ser realizadas por laparotomia (corte semelhante ao do parto cesárea), videolaparoscopia ou robótica.

É importante entender todos os possíveis tratamentos porque os miomas são uma afecção que comumente acomete mulheres em idade reprodutiva e muitas vezes sem prole constituída, então um plano de terapêutico adequado podem ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.