Mioma uterino

Alguns dos sintomas mais comuns incluem:
- Sangramento menstrual abundante ou prolongado.
- Cólicas menstruais.
- Dor pélvica ou dor lombar.
- Pressão na pelve ou no abdômen.
- Aumento do volume abdominal, às vezes é possível sentir uma massa.
- Dificuldades no esvaziamento da bexiga ou do intestino devido à compressão dos miomas sobre órgãos próximos.
- Dor durante as relações sexuais.
A causa exata do crescimento dos miomas uterinos não é totalmente compreendida, mas acredita-se que vários fatores, como genética e os hormônios sexuais (estrogênio e progesterona), possam desempenhar um papel no seu desenvolvimento. Os miomas uterinos podem ser detectados pelo exame físico da paciente, por ultrassonografias e ressonância nuclear magnética.
O tratamento dos miomas uterinos depende da gravidade dos sintomas, da idade da paciente e do desejo reprodutivo.
As opções de tratamento podem incluir:
- Observação: Se os miomas forem pequenos e não causarem sintomas, pode não ser necessário tratamento, apenas acompanhamento regular.
- Medicamentos: Podem ser prescritos medicamentos para aliviar os sintomas como por exemplo: anti-inflamatórios ou anticoncepcionais, ou para interromper o ciclo menstrual, como por exemplo: agonistas do GNRH.
- Embolização das artérias uterinas, podem reduzir o tamanho dos miomas e aliviar os sintomas sem a necessidade de uma cirurgia.
- Miomectomia*: É uma cirurgia para remover os miomas, preservando o útero. Essa opção é adequada para mulheres que desejam preservar sua capacidade reprodutiva.
- Histerectomia*: Em casos graves ou quando outros tratamentos não são eficazes, a histerectomia, que envolve a remoção do útero, pode ser necessária. Isso não é adequado para mulheres que desejam ter filhos no futuro.
*A miomectomia e a histerectomia podem ser realizadas por laparotomia (corte semelhante ao do parto cesárea), videolaparoscopia ou robótica.
É importante entender todos os possíveis tratamentos porque os miomas são uma afecção que comumente acomete mulheres em idade reprodutiva e muitas vezes sem prole constituída, então um plano de terapêutico adequado podem ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.