Endometriose.jpg
A endometriose é uma doença na qual o tecido que reveste a parede interna do útero, chamada de endométrio, cresce fora da cavidade uterina. Podendo atingir: intestino, bexiga e aparelho urinário, ovários, tubas uterinas, parede da cavidade abdominal, útero, infiltrar os nervos pélvicos e até o diafragma (que é a membrana que separa a cavidade abdominal do pulmão).

Sempre que a paciente tem uma menstruação os focos que estão fora do útero também sangram, isso causa uma irritação e um processo inflamatório que leva a aderências. Dependendo do local e da agressão ocasionada a paciente pode não ter sintomas ou apresentar sintomas diversos.

Alguns sintomas são:
  • Cólica menstrual (muitas vezes com piora progressiva)
  • Dor pélvica fora ciclo menstrual
  • Dor durante relação sexual na profundidade
  • Sensação de esvaziamento intestinal incompleto
  • Sangramento urinário
  • Dor ao urinar
  • Entre outros

Cerca de 20 a 50% das mulheres com infertilidade podem ter endometriose como uma das principais causas, visto que por conta da inflamação crônica ocasionada em toda a pelve podemos ter prejuízo na função das tubas uterinas, qualidade dos óvulos e receptividade endometrial.

O diagnóstico exato é apenas com o resultado anatomopatológico dos focos de endometriose retirados através da videolaparoscopia ou cirurgia robótica (hoje já não utilizamos mais a cirurgia laparotômica – aberta para endometriose) mas não precisamos fazer cirurgia em todas as pacientes para iniciarmos o tratamento. A correlação entre as queixas da paciente, ao exame físico realizado pelo médico e os resultados dos exames de imagem se for sugestivo de endometriose podemos iniciar o tratamento.

A escolha do tratamento depende do grau da doença e da queixa da paciente, mas pode ser feito incialmente com hormônios para bloquear a menstruação e anti-inflamatórios, não havendo melhora dos sintomas com o tratamento clínico ou houver piora da doença nos exames de imagem a cirurgia pode ser indicada. Além das opções anteriores é essencial para se obter um melhor resultado do tratamento e controle da doença um controle nutricional adequado com uma dieta mais anti-inflamatória, prática de alguma atividade aeróbica 3 vezes por semana, diminuir o consumo de bebida alcoólica e tabagismo. O tratamento com uma equipe multidisciplinar pode te ajudar a obter os melhores resultados no controle da doença que, até o momento, não tem cura.