Ginecologia

s-01.jpg
A ginecologia é a especialidade médica que cuida da mulher em todas as fases da vida!

Foi esse olhar integral para mulher que me encantou e me motivou a seguir nessa especialidade.

Cada fase exige um cuidado especial e necessita de atenção para a promoção de educação, saúde e prevenção de doenças. Um olhar individualizado para a necessidade de cada paciente faz com que a consulta ginecológica não seja igual para todas que estão na mesma faixa etária.
O primeiro contato com o ginecologista geralmente será no final da infância e início da adolescência esse é um momento super importante para criarmos um laço de confiança. Abordamos temas como:
  • Mudanças corporais e primeira menstruação
  • Ciclo menstrual com suas alterações psicológicas e físicas
  • Início da vida sexual e infecções sexualmente transmissíveis
  • Entre outros temas conforme a necessidade individual
Na vida adulta outras questões vão surgindo e com ela uma necessidade maior de conversarmos e orientarmos sobre:
  • Planejamento reprodutivo
  • Infertilidade
  • Gestação e parto
  • Afecções comuns dessa fase: endometriose, sangramento uterino anormal, miomas, doença inflamatória pélvica, HPV, pólipos, entre outros.
Com o amadurecimento da mulher vem uma nova fase de grandes alterações hormonais que é o período do climatério, que abrange a pré-menopausa, menopausa e pós menopausa. É necessário entender com muita sensibilidade todas as alterações e impacto que essas mudanças terão na vida da mulher, e dessa forma promover uma melhora da qualidade de vida.

Acredito que um atendimento personalizado permite entender a necessidade de cada paciente com sensibilidade e respeito.